top of page

Mineração Usiminas em busca do selo ouro

Atualizado: 18 de out. de 2023


Fonte: Mineração Usiminas

Desde 2021, somos parceiros da Mineração Usiminas para montar uma estratégia viável e eficaz rumo a uma jornada de descarbonização da empresa que tem como compromisso “produzir e comercializar minério de ferro de qualidade com segurança e respeito ao meio ambiente”.


Começamos elaborando seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) referente a 2021. Na ocasião, esta foi a primeira experiência da empresa com o tema de mudanças climáticas. De lá para cá, já realizamos o inventário de 2022 e estamos em meio à coleta de dados do referente a 2023, que será finalizado no primeiro trimestre do próximo ano. Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido utilizando o Sistema ARCA - nosso software próprio que facilita e automatiza a realização dos inventários de emissões de diferentes perfis de instituições.

A partir de 2022, o inventário de emissões da Mineração Usiminas será reportado no Registro Público de Emissões. Além disso, a partir do mesmo ano, passou a ser verificado por terceira parte - o que representa uma camada a mais de confiança nos resultados - e teve um ótimo desempenho frente ao auditor, devido ao comprometimento dos colaboradores da Mineração Usiminas, imputando dados corretos no processo.

Isso mostra o compromisso da empresa com a busca de uma economia de baixo carbono, fato que é reforçado com a presença e apoio do CEO da empresa, Carlos Hector Rezzonico, nas etapas de apresentação dos resultados, fazendo questionamentos pertinentes e interessado em evoluir com a temática na organização.

Atualmente, a empresa - sediada em Minas Gerais, com escritórios em São Paulo e Porto Alegre - vem buscando o selo ouro do GHG Protocol, um tipo de “ranking” público que atesta a qualidade máxima de execução metodológica do inventário. A divulgação das empresas selo ouro pelo Programa Brasileiro GHG Protocol está marcada para final de outubro.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page