top of page

ESG e Pegada Hídrica

Atualizado: 1 de fev.

Por: Lara Gonçales, Claudio Mendonça e Lucas Ratti


A performance ambiental de uma empresa é elemento indispensável na agenda ESG corporativa, pois é a forma de demonstrar o comprometimento em minimizar impactos ao meio ambiente e garantir eficiência máxima no uso de recursos naturais.


A água é um recurso essencial para qualquer atividade e o seu uso de forma sustentável é fundamental para reduzir riscos aos negócios. Sabemos que a combinação de Mudanças Climáticas e aumento da demanda por água, pode comprometer a Segurança Hídrica de vários setores econômicos.


A Pegada Hídrica é uma metodologia que pode ajudar as empresas a alcançar a tão sonhada Segurança Hídrica através do uso sustentável da água nas atividades diretas e indiretas, ou seja, um olhar para além dos limites operacionais. Se sua empresa está comprometida com práticas sustentáveis, entender e gerenciar sua pegada hídrica é essencial.

 

O que é Pegada Hídrica?


O termo “Pegada” está relacionado à mensuração de impactos ou demanda por recursos naturais em uma determinada cadeia produtiva. A Pegada Hídrica é a mensuração do volume total de água doce utilizada direta ou indiretamente por uma organização ou produto ao longo de todas as etapas de sua cadeia de valor.


A principal metodologia de cálculo da Pegada Hídrica é a Water Footprint Network. A aplicação dessa metodologia possibilita:


  • Quantificar os usos de água em uma determinada cadeia produtiva ou processo;

  • Quantificar volume de água necessário para o meio ambiente amortizar poluentes lançados pelas empresas (volume de diluição);

  • Avaliar a sustentabilidade hídrica conforme disponibilidade e demandas da bacia hidrográfica local;

  • Facilitar a gestão sustentável da água, identificando etapas de alto consumo na cadeia de valor e áreas de maior vulnerabilidade.


A metodologia classifica a água em três tipos para avaliar de forma completa a Pegada Hídrica, sendo:











As diferentes cores da Pegada Hídrica são classificações necessárias para a correta interpretação de resultados. É importante ressaltar que o uso de água é inerente às atividades produtivas e que, nem sempre, os números divulgados representam impactos ambientais ou sociais. A seguir, apresentamos alguns esclarecimentos para auxiliar na interpretação da Pegada Hídrica:

 

Pegada Hídrica Azul


Na maioria dos processos industriais, a Pegada Hídrica Azul representa toda a água que foi evaporada ou incorporada a produtos. A Pegada Azul costuma ser menos representativa nos processos industriais, mas pode ser significativa nos casos de retirada de água para irrigação ou em indústrias que incorporam água em seus produtos, como algumas bebidas, por exemplo.


A metodologia interpreta que não é um problema captar água e devolver para a mesma bacia hidrográfica. A grande questão é com que qualidade essa água será devolvida na forma de efluentes e isso é avaliado na Pegada Hídrica Cinza.

 

Pegada Hídrica Cinza


A Pegada Hídrica Cinza é importante para a avaliação do impacto ambiental relacionado aos poluentes lançados água. Quanto maior a carga de poluentes, maior é o volume de água que um corpo hídrico receptor vai demandar para amortizar este poluente até que o rio volte às suas condições naturais. Quando um rio não tem volume de água suficiente para assimilar tais poluentes, a água se torna poluída e esta é uma realidade muito presente em muitos locais.


A redução e compensação da Pegada Hídrica Cinza tornam-se elementos chave na temática ambiental da agenda ESG. A solução necessariamente deve passar pelo tratamento de efluentes e o reúso de água, elementos fundamentais para a redução deste impacto.

 

Pegada Hídrica Verde


A Pegada Hídrica Verde, normalmente não está relacionada a impactos ambientais, pois representa um processo natural: o uso de água de chuva pelas plantas (evapotranspiração).


É importante ressaltar que a Pegada Hídrica Verde costuma ser a mais representativa para produtos agrícolas sendo a “pegada” responsável por elevados números que chamam a atenção do consumidor. Como exemplo, 1 kg de carne bovina demanda cerca de 13 mil litros de água para sua produção, sendo que 91% é Pegada Hídrica Verde, ou seja, um consumo natural de água para as pastagens crescerem. Neste contexto, é importante considerar que são cerca de 3 anos de produção até este produto chegar ao consumidor e que qualquer planta utilizará água de chuva para crescer.


Apesar de não representar impactos, a Pegada Hídrica Verde é importante para mensurar a demanda de água das culturas agrícolas. Tal mensuração contribui com a estratégia corporativa de Adaptação às Mudanças Climáticas, já que o volume médio de chuvas tem reduzido em várias regiões do Brasil. Isso pode influenciar uma empresa a buscar fornecedores em outras regiões ou o próprio setor agrícola a buscar espécies e formas de manejo mais resistentes à seca, por exemplo.


Análise de Sustentabilidade da Pegada Hídrica


Após mensurar a sua Pegada Hídrica, uma empresa deve avaliar a sustentabilidade desta pegada, ou seja, é possível calcular qual o volume que realmente representa algum impacto.


Os impactos na água devem ser avaliados localmente, diferentemente das emissões de carbono que representam um impacto global sobre as Mudanças Climáticas. A avaliação é realizada conforme a disponibilidade e demandas de água da bacia hidrográfica em que ocorre o uso da água, deste modo busca-se comparar a pegada hídrica humana com a capacidade do meio ambiente em suportá-la. Portanto, sempre é necessário avaliar as condições do entorno para chegar em uma boa interpretação da Pegada Hídrica.


Se o uso de água ocorre em uma região com abundância de água e baixa demanda, como a região amazônica, por exemplo, os impactos da Pegada Hídrica costumam ser menores. Já em regiões escassas e com alta demanda, como, por exemplo, a região sudeste do Brasil, os impactos ficam mais evidenciados.

 

Redução e Compensação da Pegada Hídrica


A redução da Pegada Hídrica é fundamental para a sustentabilidade dos processos. É importante que uma empresa busque o máximo de eficiência, especialmente em suas operações diretas.


A água de reúso nas atividades próprias de uma empresa é importante para a redução da Pegada Hídrica, visto que pode contribuir para a redução da poluição em corpos hídricos.


Quando o reúso no local não é viável para reduzir a Pegada Hídrica, é possível compensar a Pegada Hídrica promovendo o reúso de água em outro local, ou seja, uma empresa pode reduzir a Pegada Hídrica de um terceiro para compensar sua própria pegada.


Essa prática não apenas contribui para a redução da pressão sobre os recursos hídricos, mas também desempenha um papel ativo na melhoria da qualidade dos rios urbanos ao reduzir o descarte de efluentes diretamente neles.

 

Qual a importância de calcular a pegada hídrica?


Dentre algumas vantagens da Avaliação da Pegada Hídrica, destacamos:


  • Promoção da sustentabilidade empresarial, atendendo a expectativas ambientais crescentes do mercado por empresas ESG.

  • Contribuição para a gestão de riscos ao avaliar e mitigar possíveis impactos da escassez hídrica.

  • Fortalecimento da reputação e relações com stakeholders, construindo uma imagem positiva.

  • Aumento da resiliência empresarial diante das mudanças climáticas, sendo parte de uma estratégia de adaptação.

  • Abertura de espaço para inovação e diferenciação de produtos, destacando empresas no mercado sustentável.


Calcular a pegada hídrica não apenas responde a demandas por empresas ESG, mas também impulsiona eficiência, responsabilidade social e competitividade sustentável.

 

A Jornada para uma Pegada Hídrica Consciente


É nesse ponto que entra a importância do serviço de Avaliação da pegada hídrica oferecido pela ARCA Sustentabilidade.


Ao compreender as nuances da Pegada Hídrica, sua empresa estará preparada para tomar decisões que impactem positivamente toda a cadeia de valor para a preservação de um precioso recurso natural: a água.


Queremos ajudar sua empresa a navegar por esse caminho sustentável. Para mais informações sobre como começar essa jornada, entre em contato conosco clicando aqui. A pegada hídrica é mais do que uma métrica, é a promessa de um futuro mais verde e equilibrado para sua empresa e para o planeta.



75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page