top of page

Quando Saúde, Educação e Sustentabilidade andam juntos

Atualizado: 22 de mai.

Por: equipe de comunicação da ARCA Sustentabilidade


A Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, é mais um dos clientes da ARCA Sustentabilidade que foram ampliando e aprofundando o escopo da parceria ano após ano.

 

A consultoria inicial que prestamos foi o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de 2020, quando a empresa começou a se engajar no tema Mudanças Climáticas. Uma demanda crescente de vários stakeholders, apesar de a Afya não ter atividades intensivas em carbono, como uma indústria, por exemplo. Mesmo assim, os gestores da companhia reconheceram a importância de contribuir positivamente nesse aspecto.

 

Em 2024 o grupo de educação e soluções digitais para médicos passou a gerenciar seus principais indicadores de sustentabilidade no Sistema ARCA ESG - incluindo, além do Inventário de GEE, a gestão de KPIs ambientais -, assim como os indicadores sociais e de governança que alimentam os reports corporativos, como o Relatório Anual de Sustentabilidade GRI Standard, por exemplo.

 

Isso é especialmente importante para a Afya, já que a companhia sediada em Nova Lima (MG) tem capital aberto, com ações negociadas na bolsa de valores NASDAQ, nos Estados Unidos, desde 2019.

 

E como nosso software facilita a gestão dos indicadores ESG da Afya? É simples: no Sistema ARCA ESG, nós configuramos e fazemos a parametrização de todos os indicadores. O cliente fica com a parte fácil: imputar dados e avaliar os resultados. A coleta de dados é feita da mesma forma em todas as unidades operacionais, e todos os indicadores e resultados podem ser facilmente avaliados pela equipe de sustentabilidade na matriz.

 

Após a implantação do ARCA ESG, em cerca de três meses a Afya fez a coleta de todos os indicadores para o relatório anual e todos os dados estão sendo auditados. Agora, a coleta de dados passa a ser mensal e a consolidação fica ainda mais rápida, automática e digital.

“Todos os dados passam por auditoria de terceira parte. O Sistema ARCA ESG facilita muito este processo, pois toda a gestão é centralizada, e a evidência de todos os indicadores ficam armazenadas no sistema, facilitando o processo de auditoria”, afirma Claudio Mendonça, nosso CEO.

 

No aspecto financeiro, também houve ganhos para a Afya: como a empresa vem atendendo a todos os critérios ESG avaliados pelo mercado, tanto os acionistas estão satisfeitos, quanto o acesso aos créditos “verdes” foram facilitados. Como as boas práticas já estão implementadas, fica muito mais fácil demonstrar resultados, sempre que a empresa é questionada.

 

Assim, a Afya - que significa “saúde e bem-estar” no dialeto africano suaíli - pode seguir fazendo jus ao nome.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
bottom of page