top of page

Agenda 2030: ODS e práticas de ESG

Atualizado: 20 de set. de 2023


Fonte: GT Agenda 2030


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), também conhecidos como Agenda 2030, representam um plano de ação global ambicioso e essencial. Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, durante a Conferência RIO+20, esse conjunto de 17 objetivos visa engajar todos os 193 países membros da ONU em ações concretas para enfrentar os maiores desafios da humanidade.

A Agenda 2030 abrange uma variedade de questões cruciais, como o combate à fome e à pobreza, a promoção da educação, paz e proteção do nosso planeta. Esses objetivos foram criados em decorrência da evolução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), também conhecidos como “8 jeitos de mudar o mundo”, estabelecidos pela ONU em 2000.


Tais objetivos são divididos em três esferas interconectadas do desenvolvimento sustentável: social, econômica e ambiental. Cada um desses objetivos está intrinsecamente relacionado com as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), um conjunto de critérios que orientam empresas e investidores na busca por um modelo de negócios mais sustentável e responsável. Na figura a seguir, apresentam-se os 17 ODS divididos nas três esferas do desenvolvimento sustentável.


Fonte: ODS Brasil

O Sistema ARCA, focado para a gestão de indicadores ESG, elaboração de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e avaliação de Riscos e Oportunidades Climáticos e Hídricos gerencia indicadores para todos os 17 ODS, uma vez que podem ser criados indicadores de forma personalizada para os clientes que utilizam o Sistema ARCA, melhorando a gestão de indicadores ESG das empresas, de forma automática, segura e organizada.

As consultorias realizadas pela empresa ARCA Sustentabilidade possuem relação direta com os objetivos 6, 7, 12 e 13, e, indireta com os objetivos 11, 14 e 15.


ODS 6: Água potável e Saneamento


O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado à água e saneamento visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável desse recurso vital para todos. Isso inclui aprimorar a qualidade da água em corpos hídricos, reduzir a poluição e descarte de substâncias perigosas, promover o uso eficiente da água em todos os setores, estabelecer regulamentações em todos os níveis governamentais e sensibilizar os principais atores envolvidos na questão de segurança hídrica e gestão dos recursos hídricos. Para o cumprimento desses objetivos, é muito importante que as organizações realizem Avaliações de Riscos e Oportunidades Hídricos, serviço fornecido pela ARCA Sustentabilidade.


ODS 7: Energia acessível e limpa


Este ODS tem como premissa garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. O cumprimento deste objetivo inclui aumentar a taxa de eficiência energética da economia global, elevar a participação de energias renováveis na matriz energética mundial, e reforçar a pesquisa e o investimento em infraestruturas de energia limpa. O serviço de Elaboração de KPIs da ARCA Sustentabilidade é ideal para monitorar e orientar as organizações em relação à sua eficiência energética e boas práticas em relação ao consumo de energia.



ODS 12: Consumo e Produção responsáveis


O Objetivo 12 visa assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis, por meio do

uso eficiente dos recursos naturais, do estabelecimento de acordos e leis ambientais acerca do manejo de resíduos e seus ciclos de vida, e do incentivo e conscientização no tema de economia circular, sendo metas que também são contempladas em projetos de KPIs elaborados pela consultoria da ARCA.




ODS 13: Ação contra a Mudança global do Clima



Este objetivo visa combater a mudança climática e seus impactos de forma urgente, abrangendo diversas frentes. Isso inclui aumentar a resiliência e capacidade adaptativa diante dos riscos e consequências da mudança do clima e desastres naturais, integrar a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) às políticas nacionais, aprimorar a educação e conscientização sobre mudança do clima, fortalecer a cooperação internacional em tecnologia e educação para melhorar a gestão em países menos desenvolvidos, com um foco especial em grupos marginalizados. Uma ação importante nesse contexto é a elaboração do Inventário de Emissões de GEE, que auxiliará no mapeamento e gestão das emissões de uma organização.


Os objetivos 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, com metas sociais, e o 14, Vida na Água e 15, Vida Terrestre, que contemplam metas mais técnicas, enquadram-se como consequências das ações tomadas pelos ODS detalhados acima.



Sendo assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável desempenham um papel crucial na construção de um futuro mais sustentável e resiliente para o nosso planeta. Nesse contexto, a ARCA Sustentabilidade tem um papel fundamental a desempenhar, como uma parceria estratégica para auxiliar organizações e governos na implementação e acompanhamento dessas metas ambiciosas. Através da nossa expertise e conhecimento técnico especializado, oferecemos soluções customizadas, planos de ação e estratégias que alinhem os objetivos dos clientes com as diretrizes dos ODS, promovendo ações concretas e monitorando o progresso rumo a um mundo mais equilibrado, preservando nossos recursos naturais e garantindo um futuro próspero para as próximas gerações.




115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page