top of page

Segurança Hídrica e a Riachuelo

Um caminho de sucesso e oportunidades

A Riachuelo, uma das maiores lojas de departamentos o país, vem atuando em sustentabilidade desde as fibras das roupas até as práticas de seus fornecedores. E nós, da ARCA Sustentabilidade, somos parceiros desde 2019 no desenvolvimento de uma série de etapas nesta jornada de descarbonização da Riachuelo.


Um dos pontos mais fortes é a segurança hídrica. Por uma demanda de investidores, o trabalho se intensificou em 2021, com a empresa respondendo, pela primeira vez, ao questionário do CDP, organização especializada em registros de práticas de sustentabilidade, sobre uso dos recursos hídricos. A partir daí, percebeu a possibilidade de incrementar progressivamente suas ações relacionadas à gestão de recursos hídricos em suas operações, o que vem crescendo anualmente.


Na prática, isso se traduz em consumos mais eficientes, reuso de água, mapeamento do consumo de água a partir da fonte consumidora, engajamento da cadeia de fornecedores e aquisição de matérias-primas mais sustentáveis.


O compromisso com os recursos hídricos tem sido levantado tão a sério pela empresa que, mais recentemente, também avaliaram os riscos hídricos da todas as lojas da Riachuelo e dos principais fornecedores da Riachuelo, aplicando questionário para acompanhamento das boas-práticas relacionadas à água por parte de fornecedores, metas hídricas (consumo de água e intensidade de consumo de água) e metas para aquisição de matérias-primas sustentáveis. Tudo isso implementado com auxílio e o acompanhamento de nossos consultores.

E o trabalho continuou neste ano: realizamos um estudo de avaliação de riscos hídricos (antes, a avaliação havia sido realizada apenas para as unidades operacionais, como fábricas, shopping e centros de distribuição) e para os fornecedores, utilizando a ferramenta de Balanço Hídrico da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Além disso, também em 2023 foi realizado um estudo de gestão hídrica das lojas, baseado em cálculo estimativo para mensuração da captação, descarte e consumo de água nessas unidades.

Apesar de parecer complexa, a gestão de todo este processo foi simples pelo fato de utilizar o Sistema ARCA, que apoia qualquer perfil de empresa na gestão de indicadores não só de água, mas de todos os indicadores ESG, incluindo o Inventário de Emissões de GEE. Se você ainda não conhece, que tal entender um pouco mais sobre o software desenvolvido pela nossa equipe? Clique aqui para ver mais!

Todo esse trabalho da Riachuelo já tem surtido resultados: após a nota B obtida na primeira resposta ao questionário do CDP Segurança Hídrica (em 2021), a nota já aumentou para A- em 2022 e agora aguardamos a nota do questionário preenchido neste ano. Por conta dessa evolução, a Riachuelo foi reconhecida no evento realizado pelo CDP como uma das lideranças no setor varejo em relação ao tema água.

De nossa parte, temos orgulho de estar colaborando ativamente para essa maturidade no tema, que coloca a Riachuelo, como todos os seus 30 mil funcionários, em uma posição diferenciada quando o assunto é segurança hídrica.



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page