top of page

Meta SBTi da Riachuelo: sustentabilidade tá na moda

Foto do escritor: Arissa UmezakiArissa Umezaki

Por: equipe de comunicação da ARCA Sustentabilidade


A ARCA Sustentabilidade tem orgulho de estar junto com a Riachuelo no desenvolvimento e implementação de sua estratégia ESG! Foi com a nossa consultoria que essa gigante do varejo anunciou metas ambiciosas e com base na ciência (SBTi) para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030.

 

Trata-se da meta SBTi, importante compromisso internacional tido como um dos mais significativos da área, o que demonstra o grau de seriedade do comprometimento de uma empresa para reduzir as mudanças climáticas. Como já contamos nesta postagem, essas metas são avaliadas pela Science-Based Targets Initiative, uma colaboração entre o CDP, WRI, WWF e Pacto Global da ONU, criada com o objetivo de guiar as empresas no desenvolvimento de metas que alcancem os objetivos do Acordo de Paris (2015).

 

Na meta aprovada pela Riachuelo junto à organização internacional, a empresa de origem potiguar se compromete a:

 

  • No que tange aos gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2 do Acordo de Paris, a companhia se comprometeu a reduzir suas emissões absolutas em 46,2% até 2030, com base nos números de 2019. Esta medida visa diminuir o impacto ambiental direto das suas operações. Desde 2022, já foi reduzido em torno de 30% por meio da aquisição de IRECs.

  • Já quanto às emissões do escopo 3, relacionadas aos bens e serviços adquiridos, a Riachuelo está empenhada em reduzir suas emissões em 55% por produto têxtil adquirido pela empresa até 2030, tendo como base o ano de 2019. Esse compromisso abrange a cadeia de suprimentos da empresa, visando mitigar o impacto ambiental ao longo de toda a sua operação.

 

Fonte: Meta da Riachuelo aprovada na plataforma do SBTi (https://sciencebasedtargets.org/companies-taking-action#anchor-link-test)


O caminho até a meta


Nossa consultoria envolveu a condução no desenvolvimento da meta SBTi, com discussões para definir os parâmetros junto à Riachuelo, além de desenvolvermos benchmark, observando como outras organizações do mesmo setor estão desenvolvendo suas respectivas metas SBTi.

 

Uma das partes cruciais foi o screening de escopo 3: com base na metodologia do setor de aparas e com o conhecimento técnico adquirido, fizemos um mapeamento robusto das categorias de escopo 3 da Riachuelo, mapeando diversas fontes de emissão de GEE na cadeia de valor da organização.

 

A ARCA “encabeçou” toda a parte de resposta às dúvidas dos avaliadores do SBTi, satisfazendo aos questionamentos técnicos. Além disso, desenhamos cenários de redução das metas, apresentando projeções ao longo dos anos.

 

Parceria duradoura


Não é de hoje que a ARCA é parceira da Riachuelo. Nesta publicação, já havíamos compartilhado sobre como a empresa potiguar garante a segurança hídrica de sua operação, com avaliação de riscos hídricos da todas as lojas e dos principais fornecedores, entre outras atividades.

 

Além disso, os inventários de Gases de Efeito Estuda (GEE) da Riachuelo são elaborados pela nossa equipe há anos: seguem as metodologias de quantificação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês) e a Norma ISO 14.064 – Parte 1, que define requisitos para a elaboração de inventários de emissões e remoções de GEE. Além disso, os inventários também seguem a metodologia do Protocolo de Gases de Efeito Estufa – Padrão Corporativo de Contabilização e Reporte (GHG Protocol, em inglês), desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) em associação com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

 

Por conta desse histórico, nossos consultores já conhecem todas as fontes de emissão da Riachuelo, tendo profundo conhecimento sobre a organização. Tudo isso contou muito para a escolha da ARCA para desenvolver a meta SBTi, consolidando ainda mais nossa parceria com o Grupo Guararapes, dono da Riachuelo, uma das maiores holdings de moda do Brasil.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page